ORIGENS
Durante sessão ordinária na noite de segunda-feira, 8 de
junho de 2015, na Câmara Municipal, os Vereadores de Tianguá aprovaram o
projeto de lei número 44, de autoria do Vereador Mariano Diniz, do PSB, em
parceria com o historiador João Bosco Gaspar. O projeto instituiu o Marco Zero
do processo de urbanização de Tianguá.
O Marco Zero de Tianguá é a Catedral de N. Sra. Santana. É a
partir deste local que todas as medições de distância relativas ao município
são estabelecidas, além disso, a referência marca o local de onde a cidade teve
origem.
CATOLICISMO
Tianguá começou a nascer nos arredores de uma simples capela
católica. A origem do povo tianguaense é religiosa, e o povo permanece com
essas raízes até hoje, goste ou não goste os adeptos da intelectualidade
secularizada.
Erguida em homenagem a N. Sra. Santana, a capela era feita de
taipa e coberta com palhas de babaçu. Segundo historiadores, foi construída no
início da segunda metade do século XIX.
O historiador viçosense Edgar Bezerril Fontenele, em artigo
publicado no Jornal O Povo de 27/11/1986 diz que João Batista Leal: "edificou
um salão de paredes de barro coberto de palhas de babaçu, não para festas
mundanas, mas religiosas. Nele colocou um nicho com a imagem de Santana de cuja
santa era grande devoto. Cotidianamente, ao cair da tarde, depois do trabalho,
Batista Leal reunia no salão toda a sua família. Rezavam o rosário e cantavam a
ladainha da mãe de Deus. Aos domingos lia trechos da Bíblia. Na antevéspera do
dia de Santana, festejavam a data novena e leilões. Reunia grande número de
fiéis para homenagear Santana. Uns construíam barracas para festa, outros
faziam negócios. Em breve Barrocão tornou-se um povoado".
Na época, uma expressiva quantidade de dinheiro foi doada a
capela, tornando possível a criação do curato de Santana da Ibiapaba. Durante
esse tempo a capela foi reformada e recebeu imagens. Ao passar dos anos a
administração da igreja foi sendo modificada; novas reformas foram realizadas
até que foi eliminada do cenário arquitetônico de Tianguá os últimos resquícios
da primitiva capela de biqueiras coloniais. Hoje a Catedral de N. Sra. Santana é o Marco Zero do município.
POVO FRANCISCANO
Catedral de N. Sra. Santana, padroeira de Tianguá. Foto: Wikipédia. |
Multidão nos festejos de São Francisco. Foto: Tianguá em Foco. |
Uma expressiva parcela do povo tianguaense é devota de São
Francisco de Assis. A cidade já assistiu a grandes festejos realizados em
louvor ao Santo. Tais festividades são detalhadas no livro “Catolicismo do
Povo. Cultura Popular nos Festejos de São Francisco em Tianguá”, de autoria do
professor Amauri Pinto de Carvalho.
PROTESTANTES E PENTECOSTAIS
A cidade de Tianguá, erguida sobre o altiplano ibiapabano em
meados do século XIX, nasceu e viveu sob a égide do catolicismo romano até o
começo da década de 1940 quando os primeiros cristãos protestantes se
estabeleceram na região e iniciaram o evangelismo. Contrariando as palavras do
bispo de Sobral (de cuja diocese Tianguá fazia parte), Dom José Tupinambá da
Frota, que se vangloriava por não ter em seus domínios eclesiásticos nenhum templo
protestante, o ano de 1942 marcou o início do proselitismo evangélico em
Tianguá, ocasião em que Maria Medeiros de Albuquerque (irmã Mosa) e o Homero
Portela Moita, começaram a difundir a doutrina pentecostal entre os
tianguaenses.
No censo geral do Brasil realizado em 1950 pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o quadro religioso da cidade de
Tianguá era o seguinte: católicos romanos 20.902 (10.246 homens e 10.656
mulheres), protestantes 58 (29 homens e 29 mulheres), espíritas 3 (2 homens e 1
mulher), outras religiões 2, sem religião 11 (7 homens e 4 mulheres) e sem
declaração 13 (4 homens e 9 mulheres).
O ano de 2012 marcou os 70 anos da presença evangélica em Tianguá,
sendo a Igreja Assembleia de Deus Ministério Templo Central a pioneira na
cidade. Ao longo dos seus setenta anos de história, a IEAD acompanhou de perto
o desenvolvimento da cidade e viu a pequena Tianguá da década de 1940 abrir
seus braços para abraçar os horizontes da Ibiapaba. Hoje com aproximadamente 70
mil habitantes, Tianguá é o núcleo populacional mais importante da Serra
Grande, onde a Igreja Assembleia de Deus se faz presente com 21 Congregações.
A religiosidade exerce um papel importante na sociedade, os
valores religiosos e seus princípios morais interferem no viver diário das
pessoas e em suas condutas em sociedade.
*Com informações do Wikipédia e do historiador João Bosco
Gaspar.
Pesquisa e adaptação Matheus Urias
Pesquisa e adaptação Matheus Urias
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